• Itaipulândia, 08/05/2025
  • A +
  • A -
Publicidade

Quem é o cardeal brasileiro apontado em lista de favoritos da imprensa internacional

Primeiro dia do conclave começa nesta quarta-feira, 7

https://www.terra.com.br
Quem é o cardeal brasileiro apontado em lista de favoritos da imprensa internacional Cardeal Dom Sergio da Rocha Foto: Divulgação/Arquidiocese de Salvador

O arcebispo da Arquidiocese de São Salvador da Bahia e primaz do Brasil, Dom Sérgio da Rocha, é um dos sete cardeais brasileiros aptos a voltarem no conclave, que começa a partir desta quarta-feira, 7, e um dos favoritos para o cargo de papa. O nome do brasileiro aparece em uma lista divulgada pelo jornal francês “Libération” ao lado de outros 14 possíveis “papáveis”. 

Dom Sérgio, de 65 anos, nasceu em Dobrada, São Paulo, foi ordenado sacerdote em dezembro de 1984, aos 25 anos, e se tornou cardeal em 2016. 

O religioso é formado em teologia pela faculdade paulista Nossa Senhora da Assunção e depois concluiu seus estudos, em Roma, na Itália, onde fez doutorado em Teologia Moral pela Academia Santo Afonso. 

O início da carreira de Dom Sérgio na Igreja começa em 2001, quando ele foi nomeado como Bispo Auxiliar de Fortaleza. Posteriormente, ele subiu de cargo até ser nomeado Arcebispo Metropolitano de Brasília pelo Papa Bento XVI, em 2011.

Em novembro de 2016, o Papa Francisco o elegeu cardeal, lhe atribuindo, inicialmente, a igreja titular de Santa Croce, na Via Flaminia, e depois, em 2020, foi nomeado para seu cargo atual: Arcebispo de São Salvador da Bahia. 

De acordo com o site oficial do Colégio de Cardeais (Cardinalium Collegii), o religioso é discreto, mas tem a fama de ser “um pastor justo e fácil de lidar”. Em uma entrevista recente, durante uma coletiva de imprensa sobre a morte de Francisco, Dom Sérgio se desviou sobre a possibilidade de se tornar papa. 

“Nesse momento, não temos muito a dizer sobre o conclave, temos que falar sobre o papa Francisco. O conclave está nas mãos de Deus. Certamente, o Espírito Santo irá conduzir os cardeais eleitores que nos ajudará a tomar a decisão que for a que Deus quer para a igreja”, disse. 

Alvo de críticas 

Em 2021, Dom Sérgio recebeu duras críticas por ter celebrado uma missa “em memória das vítimas de transfobia”. Em sua homilia, ele condenou a violência contra a população LGBT, listou os lugares mais violentos e pediu por uma “cultura de fraternidade e paz”. 

A fala recebeu apoio das comunidades católicas LGBT, no entanto, para os mais conservadores, a atitude foi vista como um ato político contra a doutrina da Igreja. 

Conclave começa nesta quarta-feira

A fumaça com a primeira votação do conclave irá surgir na quarta-feira, 7, por volta das 14h, horário do Brasil, segundo estimativa do Vaticano. Caso não haja escolha na primeira votação, a cor da fumaça será preta. Se o novo pontífice for escolhido, a cor será branca.

Cardeal Dom Sergio da Rocha

Foto: Divulgação/Arquidiocese de Salvador

https://www.terra.com.br/noticias/brasil/quem-e-o-cardeal-brasileiro-apontado-em-lista-de-favoritos-da-imprensa-internacional,f0c57005f62931678faa4641f7d84c166qufrcki.html?utm_source=clipboard

Gabriella Reis





COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.